BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nestablo Ramos – ZOO







“Com certeza foi a nossa forma cruel de tratar os animais.” Esse foi o principal motivo para o quadrinista Nestablo Ramos – carioca residente em Brasília – tomar iniciativa e criar a série Zoo. Atualmente a série está programada para ser publicada pela editora HQM, que vem lançando no Brasil as séries Senninha (Brasil), Mortos-Vivos (EUA), Leão Negro (Brasil), dentre outras.

Para Nestablo, a escolha da editora se deu em parte pelo trabalho já apresentado em outros títulos e o que para ele é mais importante: respeito. “O carinho com que eles tratam suas publicações é de deixar qualquer autor com vontade de publicar com eles, sem falar na confiança. Num mercado de HQs triste como o nosso, em que editores não estão nem aí para autores, respeito é fundamental. A HQM sabe respeitar”, comenta o quadrinista. A intenção é que Zoo esteja disponível para venda o final de 2009.

A trama do álbum parte do princípio da exploração dos “animais” pelos homens. Só com um diferencial: os humanos agora são os “animais”. No mundo verdadeiro, os humanos submetem as outras espécies do planeta às mais cruéis formas de tortura. Como bem ilustra a imagem acima, Nestablo salienta que na trama “os animais dominam a terra e nós, pobres humanos, somos usados como matéria-prima para tudo, de alimentos a cosméticos, roupas, combustível etc., para mostrar como seria ruim se fossemos tratados da mesma forma”.
O Projeto Zoo – como foi originalmente batizado – está em processo de ebulição já há 10 anos e teve como estopim a hipocrisia de famosos. “Eu vi uma matéria sobre aquela famosa modelo, como é mesmo o nome dela…? Gisele alguma coisa… em que ela desfilava com roupas feitas de animais, mesmo depois de ter dito que não o faria. Daí achei muita sacanagem, resolvi criar uma história pequena mesmo, de umas 15 páginas na época. Como meu traço mudou muito nesses quase 10 anos, fiquei um bom tempo adaptando e refazendo muita coisa”, diz Nestablo.

Outra série já famosa do autor é Zona Zen (publicada aqui). Mesmo abordando um assunto similar, no que diz respeito ao bem-estar, Zen não tem nada a ver com Zoo. São dois projetos totalmente diferentes. “Acho que as pessoas pensam nisso [de as séries serem interligadas] pelo traço ser parecido, mas são projetos distintos”, ressalta o autor. Nestablo Ramos assina a criação, arte e roteiro do Projeto Zoo.
Para conhecer mais o autor basta clicar aqui, aqui e aqui.



fonte:ANDA
Obs:As vezes precisamos fazer uma inversão de valores, e pensar:gostaríamos de ser tratados como animais?para que fazer para outros seres o que não queremos que aconteçam conosco?Se nós sentimos dor, medo, felicidade, amor, eles também sentem...
abraços e reflitam sobre isso...

0 comentários: